sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Parênteses e exclamação*

O novo ano já começou. O que mudou? Nada, absolutamente nada (exceto pelo número 9!). Se a vida vai continuar pregando peças, o pneu vai furar e vai chover demais, como diz Drummond, o que muda? Ah! Muda o olhar. É esse olhar especial que desejo a todos. Aliás, que esse olhar esteja sempre atento para ver além do que é simplesmente visto .

Eu, particularmente, não organizo minha vida por ano. Sou do tipo que diz: “Naquela época...”, referindo-me a algo que aconteceu há apenas dois dias atrás. Para dizer a verdade, sou péssima para me recordar de datas. Se algumas pessoas próximas não soubessem o dia do meu aniversário, é bem provável que me esqueceria dele também. Sobretudo, a minha memória é nítida para os fatos.

Os últimos cinco anos foram muitíssimo bem vividos. Eu realizei tudo o que desejei. Recebi promoções e convites, adotei uma filosofia (uma belíssima cultura para ser mais correta!), tive paixões secretas e públicas, conheci lugares urbanos, montanhosos e praianos fantásticos, contei segredos de liquidificador, ingressei na faculdade e fiz verdadeiras amizades.

Algumas pessoas podem concluir: “Ela mudou”. Volto a negar. Meu cabelo mudou, mas a minha essência continua a mesma. O que sou, cada vez mais, transborda (pinta e borda!), funde-se com o corpo e a mente, e me traz coisas belas. Isso ocorre toda vez que me canso de ser inteligente em querer conhecer os outros e passo a buscar a sabedoria em conhecer a mim mesma.


*Há tantos parentes e exclamação (!) que o texto mereceu o título


2 comentários:

Felipe Fanuel disse...

Conhece-te a ti mesmo(a). A filosofia socrática já nos ensinava uma sabedoria de vida. E deixe-me rezar F. Pessoa novamente: “Viver é ser outro”. E mais: “Para não deixar de ser si-próprio, tem que continuar a ser distinto dos outros.”

Coloque a exclamação que quiser, o ponto que quiser, a vida é um completo mergulho na alteridade que começa logo ali, dentro de mim.

Beijos.

Anônimo disse...

Nunca canso de dizer que as coisas que tu escreve tem a minha cara tbm.
Tem selo pra ti la no meu blog.

Big Beijo
Feliz Dia Internacional da Mulher.