segunda-feira, 1 de junho de 2009

Vegetarianismo - eu sou!

Boa parte da humanidade descobriu que comer carnes não era saudável e eliminou-as da sua mesa. Hoje contam-se em cerca de DOIS BILHÕES DE VEGETARIANOS NO MUNDO. Mais de um bilhão é constituído pelos hindus. Além deles, contabilizamos os adventistas, os praticantes sinceros de Yôga do mundo todo, e os simplesmente vegetarianos das diversas vertentes.

Quando falamos em vegetarianismo poderemos estar englobando os vegetarianos (lacto-ovo-vegetarianos), os vegetalianos (lacto-vegetarianos) e os vegetaristas (vegetarianos puros ou vegans). Esta é uma das nomenclaturas usadas. Contudo, não há consenso. Na Índia, por exemplo, vegetarianos são os lacto-vegetarianos.

Afinal, essas três vertentes são primas entre si. O princípio básico é não ingerir carnes de nenhuma natureza e de nenhuma cor. Isso de intitular-se vegetariano só por não comer carne vermelha, mas ingerir carne branca, é hipocrisia.

Quando alguém declarar que é vegetariano, mas come carne de peixe, diga-lhe que não é vegetariano. Isso tem outro nome. Como é mesmo...? Começa com um radical grego. Macrós... Não. Hipós... Isso! Hipo, hipo... hipócrita!

As diferenças entre as três correntes acima são as seguintes:

- Vegetarianismo aceita ovos e laticínios, além de 15.000 variedades de legumes, cereais, raízes, hortaliças, frutas, castanhas, massas, etc.
- Vegetalianismo não aceita os ovos. No restante, não há diferença.
- Vegetarismo não aceita os ovos nem os laticínios. Só vegetais.

(Alimentação Vegetariana - Chega de abobrinha! - Mestre DeRose - Ed. Nobel)


2 comentários:

Anne Cavalcanti disse...

po curti alimentação saldavel é tudo...
vcé arquiteta?
tem um email q possamos conversar?
omeu é
anneskt@hotmail.com...
;)

Felipe Fanuel disse...

Muito esclarecedora esta citação, Tamara!

Ainda sou apenas um admirador deste estilo de vida. Cresci doutrinado para me tornar um carnívoro. Além disso, minha família vendia peixe, e aprendi que é bom pra memória. A carne, portanto, tem feito parte de minha vida assim como os vegetais, que, com exceção da cenoura branca, eu aprecio sem moderação. Não sou hipócrita. Assumo que gosto de carne e teria muita dificuldade em deixar este gosto de lado pelo resto da vida.

Bjs.